quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Site Uneser.com.br

Hoje pude me encontrar com o Nelson e conversar a respeito do Site da Uneser (http://uneser.com.br/). Compreendi seu funcionamento e vejo algumas possibilidade de ajudar o lado virtual da Uneser.

A conversa foi mais produtiva do que eu imaginava. Havia a dificuldade de converter fotos que vinham muito grandes (aproximadamente 4 megas) enviadas pelos membros para formatos menores, em padrão de internet. Instalamos o programa gratuito PhotoScape e mostrei como converter em lote imagens salvas no computador. Os arquivos que tinham 4 megas caíram para 180 kb sem perder a qualidade para web. Claro que, se o objetivo for imprimir a fotografia, o arquivo original tem mais qualidade.

Outra coisa foi em relação a vincular arquivos de áudio no site. Para resolver a questão de imediato utilizamos a seguinte idéia: transformar o áudio em um vídeo com a foto e informações de quem está falando nesse áudio contidas na imagem do vídeo (esses áudios são geralmente entrevistas) para depois postar no youtube e vincular no site. Processo já dominado pelo Nelson. Assim, usamos o servidor do youtube e não precisamos passar pelo programador que administra as funções do site. Ficamos independentes do técnico e tudo pode ser feito na hora. Utilizamos o WindowsMovieMaker, que já vem por padrão instalado no SO Windows, para transformar os arquivos de áudio em arquivos de vídeo. Mostrei os procedimentos necessários e rapidamente foram aprendidos pelo Nelson.

Também nos programamos de futuramente eu conversar com o técnico responsável pelo site para obter algumas melhorias no design.

Agora, vamos ver no que poderei ajudar o blog (uneserinterativa.blogspot.com). Próximos passos.

domingo, 3 de outubro de 2010

Entrevista com Edélcio - 1ª Filmagem


Agora, com a câmera na mão, dá para mostrar melhor o que está sendo este trabalho iniciando as gravações. Da entrevista com o Edélcio, escolhi uma "história de pescador" que ele me contou para dar um gostinho de como foi a conversa; um momento mais descontraído. Alguém se arrisca a responder abaixo nos comentários de quem ele está falando?